Notícias

Politérmica Engenharia Eleita PME Líder 2023

A Politérmica Engenharia foi eleita PME Líder 2023, um reconhecimento conferido pelo IAPMEI a empresas que se destacam pela excelência e solidez, contribuído ao longo dos anos, para um significativo desenvolvimento do setor.

Este reconhecimento é um testemunho do compromisso da Politérmica Engenharia com a inovação, qualidade e sustentabilidade, da dedicação incansável da sua equipa e da confiança dos seus clientes.

Este título de PME Líder 2023 não apenas enaltece a Politérmica Engenharia, mas também reforça a posição da empresa como uma referência no panorama empresarial nacional.

Nova maternidade no Hospital de Santa Maria

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte contratou a empresa Politérmica – Engenharia para a construção da nova maternidade do Hospital de Santa Maria de Lisboa.  A escolha decorreu do lançamento de um concurso internacional para a “extensa renovação da área materno-infantil do CHULN”.

Além da construção da nova maternidade, a Politérmica – Engenharia terá de realizar a ampliação do internamento de pós-parto e a expansão da capacidade do serviço de Neonatologia.

Para a totalidade do projeto, está prevista a remodelação da urgência de obstetrícia e ginecologia e a construção de 12 novos quartos de parto, dois blocos operatórios e uma sala de observações na nova maternidade do Hospital de Santa Maria. Trata-se da construção de uma área nova de mil metros quadrados.

Está também prevista a remodelação e ampliação do internamento de puérperas, no quinto piso do hospital, a remodelação das instalações para a ecografia obstétrica, que irá passar a funcionar naquele que é atualmente o bloco de partos (piso 6), e a expansão do serviço de Neonatologia.

Hospital de Viana do Castelo

A Politérmica participará na execução da empreitada de “Eficiência Energética na Unidade Local de Saúde do Alto Minho” no Hospital de Viana do Castelo.
 
A empreitada terá como objetivo principal uma poupança de energia com aplicação das medidas constantes no certificado energético atual e que garanta a subida de dois níveis, com a aplicação de medidas eficientes no âmbito da eficiência energética.
 
Os trabalhos terão um grande impacto na central térmica que será beneficiada com a instalação de três caldeiras ( 1000 kW cada) e um chiller ( 360 kW ) renovando assim o sistema de produção de água aquecida e arrefecida da instalação AVAC e com melhor eficiência energética. A produção de AQS ( Água Quente Sanitária ) também será beneficiada com a instalação de dois novos depósitos de acumulação de AQS de 3000 litros de capacidade.
 
Por outro lado, será implementada a instalação de sistemas de climatização em diversas zonas e pisos do Hospital em regimes de aquecimento e arrefecimento, substituindo a solução de aquecimento central existente, promovendo a melhoria do conforto térmico de utentes e trabalhadores.
 
As melhorias no âmbito da qualidade do ar ambiente também não foram esquecidas pelo que o projeto prevê a instalação de 19 Recuperadores de Calor que promovem a renovação de ar nos espaços intervencionados.
 
Todos os sistemas instalados serão integrados numa instalação nova de GTC ( Gestão técnica centralizada ) que permitirá adequar as funcionalidades dos equipamentos com as necessidades da instalação promovendo assim utilização racional sempre visando uma melhoria na eficiência energética de toda a instalação.
 
A ULSAM estima assim uma poupança em mais de 222.000 euros anuais com a implementação destas soluções segundo informação prestada à diversa comunicação social pelos representantes da Administração do Hospital de Viana do Castelo.

Hospital de Beja

O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, vai investir cerca de um milhão de euros, na ampliação da sua Unidade de Cuidados Intensivos, com a criação de mais 8 camas em UCI e 2 em quarto de isolamento com pressão negativa.

O prazo de execução desta empreitada é de 180 dias e tem arranque previsto para breve.

A intervenção será ao nível do primeiro piso e irá dotar a UCI do Hospital de Beja “de todas as condições técnicas”, que irão garantir uma melhor prestação no tratamento dos doentes e, por outro lado, irão melhorar as condições de trabalho dos profissionais.
 
A Politérmica realizará a construção da nova unidade de cuidados intensivos adequando o espaço existente à arquitetura prevista tendo incorporado na empreitada novos sistemas de AVAC e GTC ( Gestão técnica centralizada) , Instalações elétricas e de telecomunicações, sinalização, SADI, Voz e Dados, Redes de Abastecimento de Águas e Equipamento sanitário, Segurança contra Riscos de Incêndios e Redes de Gases Medicinais bem como todas as atividades de construção previstas no âmbito da empreitada.

Politérmica Engenharia no Hotel StayEasy, em Maputo

A Politérmica Engenharia foi responsável pela desenfumagem e pela projeção e instalação de todo o sistema de climatização do novo Hotel StayEasy, em Maputo, Moçambique. 

O edifício, composto por 125 quartos, piscina e business center, faz parte da Southern Sun, pertencente à maior cadeia hoteleira do Sul de África, o Grupo Tsogo Sun Hotels. 

Politérmica participa na eficiência energética do IPO no âmbito do POSEUR

A Politérmica executou no ano de 2020 o projeto de implementação de sistema solar, instalando 200 coletores solares térmicos e 15 depósitos de acumulação de água com um volume total de 39.000 litros.

Estes depósitos dividem-se em Acumulação Solar e de Produção de AQS (Água Quente Sanitária) com capacidades de 17.800 litros e 11.300 litros, respetivamente. Assim, neste momento os utentes internados podem usufruir de banho e outros cuidados de higiene pessoal com energia limpa e renovável.
 
A participação da Politérmica na eficiência energética do IPO no âmbito do POSEUR continua este ano com a execução da Remodelação dos Sistemas de GTC e AVAC que tem como finalidade: 
  • Implementar um novo sistema de GTC (Gestão Técnica Centralizada) permitindo migrar para este novo sistema a informação da GTC atual; 
  • Substituição das Unidades de Tratamento de Ar dos blocos operatórios, recobro e unidades de cuidados intensivos permitindo renovar estes equipamentos com a instalação de nove unidades de tratamento de ar higiénicas novas com melhorias significativas na eficiência energética;
  • Beneficiação e retrofit de mais nove unidades de tratamento de ar existentes melhorando também a sua eficiência energética.
Temos muito orgulho em participar nestes projetos que visa a redução da pegada ecológica, permitindo também uma redução significativa da fatura anual de energia gasta pela instituição.

Politérmica participará na empreitada de “Eficiência Energética na Unidade Local de Saúde do Alto Minho”, no Hospital de Viana do Castelo.

A empreitada terá como objetivo principal a poupança de energia com aplicação das medidas constantes no certificado energético atual, garantindo a subida de dois níveis, com a aplicação de medidas eficientes no âmbito da eficiência energética.
 
Os trabalhos terão um grande impacto na central térmica que será beneficiada com a instalação de três caldeiras (1000 kW cada) e um chiller (360 kW), renovando assim o sistema de produção de água aquecida e arrefecida da instalação AVAC e com melhor eficiência energética. A produção de AQS (Água Quente Sanitária) também será beneficiada com a instalação de dois novos depósitos de acumulação de AQS de 3000 litros de capacidade.
 
Por outro lado, será implementada a instalação de sistemas de climatização em diversas zonas e pisos do Hospital em regimes de aquecimento e arrefecimento, substituindo a solução de aquecimento central existente, promovendo a melhoria do conforto térmico de utentes e trabalhadores.
 
As melhorias no âmbito da qualidade do ar ambiente também não foram esquecidas pelo que o projeto prevê a instalação de 19 recuperadores de calor que promovem a renovação de ar nos espaços intervencionados.

Todos os sistemas instalados serão integrados numa instalação nova de GTC (Gestão Técnica Centralizada) que permitirá adequar as funcionalidades dos equipamentos com as necessidades da instalação promovendo assim utilização racional sempre visando uma melhoria na eficiência energética de toda a instalação.
 
A ULSAM estima assim uma poupança em mais de 222.000 euros anuais com a implementação destas soluções, segundo informação prestada à diversa comunicação social pelos representantes da Administração do Hospital de Viana do Castelo.

Politérmica envolvida na ampliação da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Beja

O Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, vai investir cerca de um milhão de Euros na ampliação da sua Unidade de Cuidados Intensivos, com a criação de mais 8 camas em UCI e 2 em quarto de isolamento com pressão negativa.
O prazo de execução desta empreitada é de 180 dias e tem arranque previsto para breve.

A intervenção será ao nível do primeiro piso e irá dotar a UCI do Hospital de Beja “de todas as condições técnicas”, que irão garantir uma melhor prestação no tratamento dos doentes e, por outro lado, irão melhorar as condições de trabalho dos profissionais.

A Politérmica realizará a construção da nova unidade de cuidados intensivos adequando o espaço existente à arquitetura prevista tendo incorporado na empreitada novos sistemas de AVAC e GTC (Gestão Técnica Centralizada), Instalações elétricas e de telecomunicações, sinalização, SADI, Voz e Dados, Redes de Abastecimento de Águas e Equipamento sanitário, Segurança contra Riscos de Incêndios e Redes de Gases Medicinais bem como todas as atividades de construção previstas no âmbito da empreitada.